
Sobre a Revista
A Revista Hipótese é um periódico de publicação contínua e fluxo contínuo de submissões. Seus orientandos e um corpo de profissionais que atuam na área da Educação e afins – do ensino, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Toda parte executiva da revista está sob a responsabilidade Editora Ibero-Americana de Educação.
A Revista Hipótes, no quadriênio 2013-2016, recebeu o Qualis: B2 Ensino, Interdisciplinar B4. Na versão preliminar (2017) B2 em Educação.
A nossa missão é promover a disseminação do conhecimento a partir da Comunicação Científica e as discussões por pares, com o objetivo que o conhecimento possa se tornar acessível a toda sociedade.
O campo principal de análise é multidisciplinar e interdisciplinar, na Área de Educação e afins, Administração e afins, Área de Ensino e afins, Sociologia e Ciências Políticas, área de Letras e Linguística, Área das Engenharias e afins, Área da Saúde e afins, Comunicação e afins. E que possam discutir a educação como um todo.
Estão aptos a enviar textos para análise pesquisadores com titulação mínima equivalente ao Mestrado acima com coautoria dos eu orientador. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Pós-graduação (Mestrandos e Doutorandos), desde que acompanhados de seus orientadores. Ao enviar o manuscrito, o autor deve inserir os coautores responsabilizando-se por informar as respectivas titulações, URL do Lattes, ORCID, filiação institucional e resumo da biografia. Para graduandos, graduados e especialistas, devem vir acompanhados com um coautor doutor. Caso o cadastro do autor e dos coautores não esteja completo o manuscrito será recusado.
O campo de análise prioritário é a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e
transdisciplinaridade em seus temas e afins:
- - Comunicação e Educação;
- - Educação Básica;
- - Educação de Jovens e Adultos;
- - Educação e Ciências Políticas;
- - Educação e Saúde;
- - Educação Profissional e Técnica;
- - Educação Sexual, Gênero e Valores;
- - Educação Superior;
- - Escola Inclusiva e Educação Especial;
- - Filosofia e Historiografia da Educação;
- - Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas;
- - Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação;
- - Padrões de Internacionalização.
- - Pesquisa e Avaliação;
- - Política e Gestão de Unidades Educacionais;
- - Escrita Científica e Comunicação;
- - Multidisciplinaridade Interdisciplinaridade
A revista incentiva a organização de números especiais sobre temas específicos em Educação e afins, sendo que os volumes deverão conter entre 18 e 21 artigos, dos quais um terço ou mais devem ser de autores internacionais. Neste caso, o organizador poderá enviar o volume proposto diretamente para o e-mail da revista.
Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos respectivos autores e informações para autores ou normas para publicação estão disponíveis no site da revista.