Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis políticas públicas, conceitos, pesquisas práticas em foco-nova

Organizadores: Gabriela Marques-Schäfer e Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld

​Essa proposta de reflexão que iniciamos a primeira parte do presente livro “I. Tecnologias móveis, letramento(s) digital(ais) e políticas públicas”, apresentando, primeiramente, a transcrição de uma entrevista realizada com o professor americano Steven Thorne, da Universidade de Portland, nos Estados Unidos, e professor também da Universidade de Groningen, na Holanda. Com sua vasta experiência na área e uma alta capacidade de reflexão, o professor Thorne defende a importância de se usar as tecnologias digitais em contextos de ensino-aprendizagem de uma forma bem planejada e que realmente faça sentido ao aluno e contribua para a aprendizagem, bem como para a aproximação da escola ou universidade com o mundo real do aluno fora das salas de aula. O uso não planejado ou mal estruturado pode ser sinônimo de distração e perda de tempo, prejudicando, assim, a construção de conhecimento, que tanto exige concentração, quanto tempo e engajamento.

 

ISBN (Digital): 978-85-924379-1-6

DOI: 10.02951/ISBN-978-85-924379-1-6

 

Capítulos:

Editorial

Ivan Fortunato

 

Apresentação

Gabriela Marques-Schäfer e Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld

 

Prefácio

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

 

I TECNOLOGIAS MÓVEIS, LETRAMENTO(S) E JOGOS DIGITAL(AIS) PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

 

Entrevista: O uso de tecnologias móveis em contextos de ensino/aprendizagem: desafios, possibilidades e projetos na visão do professor universitário americano Steven Thorne e Gabriela Marques-Schäfer

 

Letramentos digitais: diálogo com práticas sociais em tempos de acessibilidade

Tânia G. Salíes e Tania G. Shepherd

 

A utilização de dispositivos móveis na prática de sala de aula da Educação Básica pela perspectiva de professores e professores/coordenadores

Deborah Cristina Simões Balestrini, Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld e Gabriela Marques-Schäfer

 

Jogos digitais interativos e aplicativos gamificados para a aprendizagem de línguas na era digital

Carolyn Blume e Torben Schmidt

 

Critérios para análise de jogos e aplicativos voltados para aprendizagem de línguas

Torben Schmidt, Carolyn Blume e Inke Schmidt

 

Design responsivo na produção de materiais para o ensino de línguas        112

Vilson J. Leffa, Gisele Medina Nunes, Juarez Aloizo Lopes Junior e Vinícius Oliveira de Oliveira

 

II PRÁTICAS DE USO DE WHATSAPP

 

Presença social e participação de alunos em interações via WhatsApp

Ana Maria Pires Leite e Mônica Ferreira Mayrink

 

WhatsApp na formação continuada de professores: mais que um aplicativo de mensagens instantâneas?

Kátia Cristina do Amaral Tavares, Cíntia Regina Lacerda Rabello e Claudio de Paiva Franco

 

III PROPOSTAS DE USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS

 

O desafio da Educação Inclusiva na aula de Língua Estrangeira: uma proposta para o ensino de alemão a crianças com autismo

Jade Nunes Araujo

 

Escrita Cooperativa na plataforma Padlet: uma proposta de trabalho para aprendizes de alemão como língua estrangeira

Thaís Cristina dos Santos Lima

 

Uso do aplicativo móvel Kahoot  no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem de vocabulário em Língua Estrangeira

Belino dos Reis Barros

 

M-learning e o ensino de língua inglesa a partir de uma aplicação com robótica e lógica de programação

Breno Lisi Romano, Luiz Ângelo Valota Francisco, Marcelo Ciacco De Almeida e Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues

 

E-Learning cooperativo e colaborativo na aula de língua estrangeira

Theres Werner

 

Sobre as organizadoras

Sobre os autores

Sobre os tradutores