capa-Ebook Diversidade sexual e de gênero na academia-2

No país com um dos maiores índices de feminicídio, transfobia e homofobia, é de extrema relevância expor, trazer à luz e disseminar conhecimentos que nos auxiliem em compreensões mais abrangentes acerca das subjetividades e vivências múltiplas e diversas que existem e resistem em nossa sociedade. Diante da necessidade de explanar informações sobre o que vem acontecendo e, de alguma forma, contribuir para a melhoria da experiência universitária, compilamos esta obra.

 

Quando pensamos na academia, imaginamos um lugar aberto para que cada cidadão desenvolva suas habilidades e competências em uma área específica. Entretanto, alguns grupos são subvalorizados mesmo no ambiente acadêmico, por exemplo, as minorias sociais. Vemos que alguns grupos se tornam invisíveis aos olhos da nossa sociedade. Grupos esses que são ignorados ou privados de oportunidades na maioria dos meios em que estamos inseridos. Diante da necessidade de explanar informações sobre o que vem acontecendo e, de alguma forma, contribuir para a melhoria da experiência universitária, compilamos esta obra.

 

Enquanto as pautas acerca das diversidades humanas ainda se mostram como um tabu dentro das esferas de poder, é dever universidade enquanto formadora de opiniões – através de estudos e dados –, estimular o pensamento e os questionamentos. Por isso, a presente obra atua como um farol que nos guia e nos ilumina sobre temas como: gênero, sexualidade e as diversas formas de existência. Para essas questões e grupos sociais, debater e a pesquisar esses assuntos é de extrema relevância para o convívio social como um todo. Tal discussão é fundamental para a saúde humana e para que se faça jus as leis de direitos humanos, assegurando os direitos e integridade de todas e todos. Isso, sem distinção de gênero, sexualidade, raça ou classe social.

 

Dito isso, o conhecimento é a chave para o combate às desigualdades e ignorâncias que permeiam em nossa sociedade. Por isso, a obra “Diversidade sexual e de gênero na Academia” é uma das chaves que proporcionará a todas e todos que a lerem, uma expansão de seus horizontes que, consequentemente, nos assiste a enxergar um espectro maior e mais colorido presente em nosso círculo social. Com respeito e reconhecimento, espero que juntas e juntos consigamos, desconstruir velhas muralhas e dar continuidade nos debates e pensamentos apresentados neste livro. 

 

DOI: 10.47519/EIAE.978-65-86839-07-4

 

 

 

 


Diversidade sexual e de gêneroSexualidadeLGBTQIA+EducaçãoEducaçaõ sexualCidadania e sexualidadeUniversidade